terça-feira, 17 de maio de 2011

Conclusão - "Daniella Freitas" nº5

Concluí que os transgênicos são produtos de origem biológica (como por exemplo, a soja ou o leite) cujo código genético DNA foi alterado pela inclusão de um gene que codifica uma determinada característica, natural de uma outra espécie de ser vivo.
Há diferenças quanto ao grau do quanto foram geneticamente modificados, pela inclusão de um ou mais genes. Como a genética ainda é uma ciência recente, ainda não se sabe ao certo qual o mal que isto poderia causar, como por exemplo, descobrir que um gene interessante por diminuir a gordura em um produto fosse responsável também por produzir uma substância tóxica.
No começo, todos tinham algum preconceito, medo de usar os produtos transgênicos, mas após conhecerem melhor a história mudou totalmente. Os alimentos transgênicos vieram para ficar, pois por serem mais resistentes ao uso de herbicidas e agrotóxicos, os produtores vão direto procurá-los, pois assim teriam menos perda de produção e iriam economizar no uso de agrotóxicos, ou seja, eles saem no lucro.
É estimado que a área de cultivo deste tipo de variedades esteja com uma taxa de crescimento de 13% ao ano. A área total plantada já é maior que 100 milhões de hectares, sendo os principais produtores os EUA, Canadá, Brasil, Argentina, China e Índia.
Vários países europeus, entre os quais Portugal, a maioria dos países Sul Americanos, vários países africanos e asiáticos e a Austrália têm cultivado também milhões de hectares de culturas transgênicas. As culturas mais fortes são as de milho, soja e algodão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário